Coronavirus 728x90

Servidores da Justiça do Trabalho participam de evento sobre produção de provas por meios digitais

Por Redação em 04/12/2020 às 16:19:38

Mosaico dos participantes do webinƔrio.

Mosaico dos participantes do webinƔrio.

02/12/2020 - O Conselho Superior da JustiƧa do Trabalho (CSJT), por meio do Centro de Educação Corporativa da JustiƧa do Trabalho (Ceduc-JT), realizou, na tarde desta quarta-feira (2), o webinĆ”rio "Produção de Provas Digitais na JustiƧa do Trabalho". A capacitação foi conduzida por dois dos maiores especialistas no assunto, o promotor de justiƧa do Ministério Público do Estado da Bahia, Fabrício Rabelo Patury; e o delegado de polícia do Estado de SĆ£o Paulo Guilherme Caselli.

Abertura

Em mensagem de abertura, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, ressaltou a importĆ¢ncia do tema para a JustiƧa do Trabalho, especialmente pelo contexto atual de uma sociedade digital. "Estamos comeƧando a viver e a vivenciar a revolução 4.0 no campo da instrução probatória. Vivemos a era da cultura digital e deixamos rastros e registros de tudo o que fazemos do momento em que acordamos ao momento em que dormimos", disse. "NĆ£o faz sentido ignorar esses recursos na busca da verdade dos fatos no processo do Trabalho. Ao nos valermos dessa possibilidade, podemos aumentar substancialmente a qualidade da prestação jurisdicional.", explicou.

Provas digitais

O promotor de justiƧa Fabrício Rabelo Patury explicou que, por meio de celulares, roupas eletrônicas e eletrodomésticos conectados à internet, estamos hiperconectados, produzindo informaƧƵes a todo instante. "Essa documentação é incorporada, lanƧada e guardada nos data centers dos grandes aplicativos, que gera o que chamamos de big data. A nova realidade digital consiste em saber obter ou identificar como obter essa prova, essa informação jĆ” existente", completou.

De acordo com o promotor, essas informaƧƵes de alta precisĆ£o e detalhe constituem novas fontes de instrução probatória. "Porque eu lanƧaria perguntas para pessoas relatarem sua impressĆ£o testemunhal se essa informação jĆ” estĆ” registrada digitalmente e guardada em algum lugar?", questionou o promotor.

AplicaƧƵes prƔticas

O delegado de polícia de SĆ£o Paulo Guilherme Caselli trouxe aplicaƧƵes prĆ”ticas desse tipo de prova em três situaƧƵes exemplificativas: comprovação de vínculo trabalhista, além de verificação de insolvência e de existência de vínculos entre as testemunhas. 

"A partir de posts com geolocalização, por exemplo, é possível localizar executados em insolvência". Nesse exemplo, o delegado mostrou o caso de uma parte do processo que alegava nĆ£o ter rendimentos para cumprir as parcelas devidas, no entanto, postava continuamente fotos de viagens internacionais.

Inovação

O presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores da JustiƧa do Trabalho (Coleprecor), desembargador da 13ĀŖ RegiĆ£o (PB) Leonardo Trajano, também participou do evento e destacou a importĆ¢ncia desse tipo de ação nacionalizada para os TRTs. O desembargador também ressaltou o pioneirismo da JustiƧa do Trabalho em trazer inovaƧƵes tecnológicas de maneira institucionalizada. "É o início de uma jornada importante e relevante para a JustiƧa do Trabalho, com uma produção de provas célere, que traduza da melhor forma possível a verdade das alegaƧƵes controvertidas", afirmou o magistrado.

Ação institucional

A capacitação de magistrados e servidores em provas adquiridas por meios digitais é uma ação institucional da JustiƧa do Trabalho e tem sido coordenada, em Ć¢mbito nacional, pelo CSJT e pela Enamat. Além do webinĆ”rio de hoje para servidores, o Centro de Educação Corporativa da JustiƧa do Trabalho jĆ” havia promovido, na semana passada, um curso à distĆ¢ncia para servidores.

A Enamat também realizou, de 11 a 13 de novembro, o seminĆ”rio telepresencial "Direito Digital, Lei Geral de Proteção de Dados e Inteligência Artificial", além de um Curso de Formação Continuada (CFC) sobre provas digitais para magistrados, nos dias 19 e 20 de novembro.

(VC/AJ)

Fonte: TST

Comunicar erro
InfoJud 728x90