TST atinge 70,3% de satisfaĆ§Ć£o do pĆŗblico externo com serviƧos prestados

Por Redação em 06/04/2021 às 18:37:04

Imagem de avaliaĆ§Ć£o de serviƧo

Imagem de avaliaĆ§Ć£o de serviƧo

6/4/2021 - A Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou este mês os resultados da Pesquisa de SatisfaĆ§Ć£o de 2020, respondida por 8.137 pessoas, entre advogados, partes de processos e representantes do Ministério Público.

A pesquisa foi dividida em cinco temas: atendimento prestado pelos servidores e/ou colaboradores do TST, instalaƧƵes físicas, prestaĆ§Ć£o jurisdicional, serviƧos on-line e comunicaĆ§Ć£o.

Nível de satisfaĆ§Ć£o

A pesquisa apontou que o índice de satisfaĆ§Ć£o dos clientes em 2020 ficou em 70,3%. O dado é apurado a partir da soma de todas as notas atribuídas pelos participantes aos requisitos do questionĆ”rio, dividido pelo número de participantes do levantamento.

InstalaƧƵes físicas

Pelo segundo ano consecutivo, o item que apresentou o maior grau de satisfaĆ§Ć£o entre os participantes da pesquisa foram as instalaƧƵes físicas do Tribunal: 78,3%. A maioria do público externo estĆ” satisfeita com a limpeza dos ambientes, com a facilidade de localizaĆ§Ć£o (placas de sinalizaĆ§Ć£o) e com a seguranƧa interna.

Em relaĆ§Ć£o ao grau de satisfaĆ§Ć£o com a estrutura que o Tribunal oferece aos deficientes físicos, visuais e auditivos, o índice ficou em 65%, ou seja, dois em cada três respondentes do questionĆ”rio se mostraram satisfeitos com a acessibilidade oferecida pelo TST.

 

Atendimento

Para 72,8% das pessoas que responderam à pesquisa em 2020, o atendimento oferecido pelo TST é rĆ”pido, cordial e atencioso.

Atividade-fim

A prestaĆ§Ć£o jurisdicional foi bem avaliada por 60,7% dos participantes. Para 41%, o tempo de tramitaĆ§Ć£o dos processos é razoĆ”vel. Em 2018, o percentual era de 30%.

A maior parte dos participantes também estĆ” satisfeita com os avisos sobre os horĆ”rios (67%) e as pautas das sessƵes (68%).

ServiƧos on-line

Nesse item da avaliaĆ§Ć£o, houve resposta positiva de 70,4% dos que participaram da pesquisa. Para 78%, o sistema TST Push funciona de forma adequada. 

A Pesquisa de Jurisprudência foi considerada satisfatória para 72%, e 55% consideram fĆ”cil realizar pedidos de preferência na sustentaĆ§Ć£o oral em julgamentos, o maior valor jĆ” registrado nos últimos cinco anos.

ComunicaĆ§Ć£o

Cerca de 68,3% dos entrevistados estĆ£o satisfeitos com as ferramentas de comunicaĆ§Ć£o oferecidas. Para 59%, é fĆ”cil encontrar informaƧƵes no Portal do TST.

 

Pandemia

Por causa da pandemia da covid-19, um tema extra foi incluído na pesquisa no ano passado: a atuaĆ§Ć£o do TST em situaĆ§Ć£o de home office, em razĆ£o da pandemia.

Para 61%, as audiências virtuais que o Tribunal realizou ao longo do ano passado foram eficientes. Resultado semelhante (63%) foi obtido com relaĆ§Ć£o às sessƵes telepresenciais.

 

Perfil

Das pessoas que responderam ao questionĆ”rio, 61% sĆ£o homens entre 38 e 42 anos. A grande maioria (91,5%) é de advogados que utilizam com frequência os serviƧos do TST.

A RegiĆ£o Sudeste foi a que teve maior número de participantes (53%) - 28,1% de SĆ£o Paulo, 12,2% de Minas Gerais e 11,3% do Rio de Janeiro. A RegiĆ£o Norte teve a menor presenƧa, com apenas 0,1% dos estados do Acre e de Roraima.

O questionĆ”rio da Pesquisa de SatisfaĆ§Ć£o 2020 foi disponibilizado para os participantes responderem entre os meses de outubro e novembro do ano passado.

(JS/RT)

 

Fonte: TST

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