Toffoli debate Fake News em conferência virtual da Universidade de Oxford nesta quarta (5)

Por Redação em 04/05/2021 às 18:24:24

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), participa de conferência virtual internacional, promovida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, nesta quarta-feira (5). O ministro integrará o painel “Notícias falsas e o exercício da democracia no Brasil contemporâneo”, ao lado da cientista política Nara Pavão, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e do especialista Ezequiel González Ocantos, professor associado do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford.

Em sua palestra, Toffoli abordará as duas últimas décadas no Brasil, a percepção do país no cenário internacional e, ainda, os desafios para a democracia em vários países como fenômeno internacional contemporâneo. Além disso, o ministro abordará como as instituições brasileiras vêm enfrentando esses desafios e a resposta do STF às manifestações antidemocráticas, no contexto do Inquérito (INQ) 4781, instaurado com o objetivo de investigar a existência de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas e ameaças à Corte e seus ministros.

Evento anual

O Centro Latino Americano da Universidade de Oxford promove, anualmente, a conferência do Programa de Estudos Brasileiros, que reúne especialistas de todo o mundo para discutir temas relacionados às suas linha de pesquisa (Relações Internacionais e Políticas Comparativas, Antropologia e Sociologia, Linguagem e Cultura e Estudos Ambientais.

O tema deste ano é “O Brasil real e imaginário: examinando narrativas de dissidência” e será debatido em cinco encontros nas próximas quartas-feiras (5, 12, 19/5 e 26/5 e 2/6). Entre os convidados está, também, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, que integrará painel, no dia 2/6, para discutir o papel da "Suprema Corte Brasileira em Tempos de Pandemia".

Ao longo da programação, serão abordados outros assuntos, como desemprego, laicidade do estado, políticas públicas de combate à disseminação do novo coronavírus e e vieses autoritários e populistas no cenário político nacional.

Serviço:

Conferência Anual do Programa de Estudos Brasileiros

Painel 1 - Fake News e o exercício da democracia no Brasil contemporâneo

5/5, a partir das 13h

Acompanhe por este link.

Veja a programação completa.

Fonte: STF

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar