TST reinaugura exposição virtual "1º de Maio: diálogo entre lutas, conquistas e resistências"

Por Redação em 04/05/2021 às 19:54:57

Manifestação de trabalhadores no 1º de maio. Foto: EBC

Manifestação de trabalhadores no 1º de maio. Foto: EBC

04/05/21 - Como parte da celebração de 80 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e do Dia Internacional do Trabalho, celebrado no último sábado (1º), o Tribunal Superior do Trabalho reinaugurou a exposição virtual "1º de Maio: diálogo entre lutas, conquistas e resistências". Inaugurada em maio do ano passado, em alusão ao Dia do Trabalho e ao Dia da Memória do Poder Judiciário (10/5), a exposição retorna com aperfeiçoamentos e de forma permanente.

A data teve origem em 1º de maio de 1886, quando centenas de milhares de trabalhadores protestavam pela jornada de oito horas e pelo direito de se agruparem em sindicatos. A mostra busca estimular reflexões sobre como a data foi instituída, seu significado histórico e a importância dos movimentos e das lutas de trabalhadores em todo mundo. Também visa demonstrar como, no Brasil, a Justiça do Trabalho atua para realizar seu papel de pacificar as relações de trabalho e efetivar o Direito do Trabalho na economia e sociedade.

Viagem histórica

A exposição propicia ao visitante uma viagem histórica, por meio virtual, a partir dos movimentos de trabalhadores dos séculos XIX, XX e XXI, para retratar a evolução do trabalho e do Direito do Trabalho no mundo ocidental e as implicações desses movimentos na consolidação da legislação trabalhista no Brasil. Também traz informações sobre o Dia do Trabalho e a Justiça do Trabalho no Brasil e no mundo. Por fim, também estão disponíveis estatísticas deste ramo do Judiciário e sugestões de filmes e vídeos institucionais.


Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar