TST em Movimento realiza live sobre a importância da atividade física

Por Redação em 10/05/2021 às 16:09:28

Evento encerrou a programação de atividades pelo Dia Mundial da Atividade Física   

10/05/2021 - O programa TST em Movimento, vinculado à Secretaria de Saúde (Sesaud) do Tribunal Superior do Trabalho, promoveu nesta sexta-feira (7) a live “Atividade física: menos é mais”. O palestrante convidado foi o professor da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Guilherme Grossi Porto.

O evento, que contou com a participação de 180 servidores, foi transmitido ao vivo pelo canal do TST no YouTube. A live encerrou a programação dedicada ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril. 

Foram várias as atividades realizadas durante o mês: o desafio virtual estimulou magistrados, servidores, estagiários, menores aprendizes e prestadores de serviço a praticarem de 150 a 300 minutos de alguma modalidade por uma semana.  Os participantes registraram fotos durante os exercícios, com postagens em suas contas do Instagram, com a hashtag #DesafioTSTemMovimento.

Comportamento sedentário 

Em sua exposição, o professor chamou a atenção para uma recomendação incorporada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É fundamental a redução do comportamento sedentário, como ficar muito tempo sentado. “Ficarmos neste estado é, muito provavelmente, a maior ação que a gente faz de todo nosso comportamento sedentário”, disse. “As pesquisas indicam que devemos ficar sentados, no máximo, por nove horas ao longo de um dia de trabalho”, explicou o professor. 

Ele destacou que o desafio de se manter ativo é diário. “Não podemos nos acomodar. Precisamos mudar esse perfil e, nesse sentido, o programa TST em Movimento tem se mostrado muito atuante, estimulando a prática da atividade física entre os servidores. Quanto maior a atividade física, de qualquer intensidade, menor é o comportamento sedentário”, afirmou.

Imunidade 

Ao ser indagado sobre a relação entre a prática da atividade física e a melhora do sistema imunológico, tão importante nesses tempos de pandemia, Luiz Guilherme foi enfático ao falar dos benefícios a serem alcançados. “Está comprovado, cientificamente, que praticar atividade física regular moderada traz benefícios para o nosso sistema de defesa. No cenário atual de pandemia, isso se torna mais importante ainda”.

Uma dica dada aos participantes foi em relação aos cuidados na prática de exercícios físicos. “É importante praticar exercícios, preferencialmente ao ar livre, com segurança e atendendo sempre as recomendações sanitárias, como o uso de máscaras, e mantendo o distanciamento social. É compatibilizar a busca por uma vida mais ativa, com respeito à proteção da nossa vida e a do coletivo”, comentou.

Assista a íntegra da live:

TST em Movimento   

O programa TST em Movimento oferece, gratuitamente, pelo canal do TST no YouTube, playlists com várias dicas de ginástica residencial.

Palestrante

Luiz Guilherme Grossi Porto é professor da UnB e pós-doutor pela Harvard University. Atua também como consultor científico do programa “Agita São Paulo”, que trabalha com o combate ao sedentarismo no estado. 

(Andrea Magalhães/RT)

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar