Informes

Por Redação em 18/05/2021 às 18:20:07

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA NACIONAL DE RESGATE DA MEMÓRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

 

Eventos da semana da Memória do Poder Judiciário Trabalhista:

2021 - Simpósio Internacional da Semana da Memória da Justiça do Trabalho

Tema: “Primeiro de Maio: pilares e desafios das relações trabalhistas contemporâneas”

Data: 14 de maio de 2021 (sexta-feira), das 8h30 às 19h30 (horário de Brasília), na modalidade telepresencial com transmissão ao vivo no canal do TST no Youtube.

Realização: TST/CSJT – Presidente Ministra Maria Cristina Peduzzi; Comissão de Documentação e Memória do TST – Presidente Ministro Maurício Godinho Delgado; ENAMAT/TST – Diretora Ministra Dora Maria da Costa; CEFAST/TST – Presidente Ministro Breno Medeiros; CGMNac-JT – Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho - Coordenador Ministro Maurício Godinho Delgado

link para mais informações

programação

Inscrição para o simpósio.

 

2020 – Seminário Telepresencial  “Trabalho e Justiça do Trabalho: Memória e História”

Realizado pela Comissão de Documentação do TST, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST, que contou com diversos especialistas, como professores doutores da UnB, UNICAMP, UFMG, UFF, UFRJ e UFPE, e ministros do TST. Foram abordados temas relevantes no campo da história e da memória do trabalho e da Justiça do Trabalho e sua importância histórica para a construção da cidadania e os desafios pós pandemia da Covid-19.

O seminário Trabalho e Justiça do Trabalho: Memória e História está acessível por meio dos endereços eletrônicos:

https://www.youtube.com/watch?v=Go20MA1r9Sg (manhã)

https://www.youtube.com/watch?v=0BZ0R_iSv9E (tarde)

 

 

Exposições virtuais

“Justiça do Trabalho: 80 anos de Justiça Social”

Exposição temática realizada pela Comissão de Documentação e Memória do TST em parceria Comitê Gestor das ações em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho (previsão de lançamento em maio de 2021)

 

“1º de Maio: diálogo entre lutas, conquistas e resistências”

Exposição temática realizada pela Comissão de Documentação e Memória do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, que busca evidenciar o histórico de lutas, conquistas e resistências na busca da criação e afirmação dos direitos trabalhistas, dinâmica que, no Brasil, se harmoniza com a própria evolução histórica da Justiça do Trabalho.

 

“8 de Março: a força e a relevância do trabalho da mulher”

Exposição temática realizada pela Comissão de Documentação e Memória do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, ”, no ensejo da comemoração da data de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

 

“Pandemias e Relações de Trabalho”

Exposição temática realizada pela Comissão de Documentação e Memória do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, com o objetivo de propor reflexão sobre o contexto pandêmico atual, enfatizando seus reflexos no mundo do trabalho, a partir de outros eventos pandêmicos vivenciados pela humanidade, especificamente a Peste Bubônica (denominada Peste Negra quando se espalhou pela Europa no Século XIV) e a Gripe Espanhola, ocorrida no final da Primeira Grande Guerra e anos seguintes.

 

"15 anos do CSJT"

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) apresenta a exposição virtual: “CSJT: 15 anos de aprimoramento da Justiça do Trabalho”.  O objetivo desse projeto é ampliar a oferta de informações relativas à criação, desenvolvimento e consolidação do CSJT como órgão responsável por exercer a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus

 

 

 

Informes dos Tribunais Regionais do Trabalho TRT"s

TRT da 3ª Região: TRT-MG reafirma a importância da preservação da memória da Justiça do Trabalho.

A Justiça do Trabalho brasileira completou, em 1º de maio, 80 anos, e o TRT-MG marcará a importância da data com uma série de eventos que ressaltam a importância de se preservar a memória institucional.  Entre os eventos está o lançamento da visita virtual à Exposição Trabalho & Cidadania, durante a qual o visitante poderá navegar e ter acesso aos vídeos, textos escritos e imagens em alta resolução. A visita contará com audioguia e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

link para mais informações.

TRT da 3ª REGIÃO: Escola Judicial recebe artigos para as duas próximas edições da Revista do TRT-MG

Está aberto o processo seletivo para o envio de artigos científicos e decisões judiciais para publicação nas edições 102 (julho/dezembro 2020) e 103 (janeiro/junho2021) da Revista do TRT-MG. Poderão ser aceitos, como autores, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, bem como doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, especialistas e especializandos, graduados e graduandos ou pesquisadores da área jurídica ou de áreas afins às ciências sociais.

Para a edição 102 os artigos científicos deverão ter como tema “Impactos da revolução digital no direito do trabalho e no processo do trabalho”. Já para a edição 103, o tema dos artigos e decisões é “Justiça do Trabalho – 80 anos: história, desafios atuais e perspectivas para o século XXI”.

Link para mais informações

 

TRT da 4ª região: Memorial lança "Podcast Escuta Só: Memórias da Justiça do Trabalho"

Dentro da programação das homenagens aos 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil, o Memorial da Justiça do Trabalho no RS lança seu canal de Podcast Escuta Só: Memórias da Justiça do Trabalho. E para marcar a data será apresentada a Série 80 Anos da Justiça do Trabalho, dividida em episódios que versarão sobre o mundo do trabalho no Brasil, a criação da Justiça do Trabalho e sua linha do tempo até os dias atuais

Link para mais informações.

 

TRT da 6ª Região: Presidente do TRT6 destaca evolução do Judiciário trabalhista, que completa 80 anos

No programa Justiça do Trabalho Num Minuto desta semana – 3 a 7 de maio – que vai ao ar na Rádio Jornal (AM 780, FM 90.3 e pela internet), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6), desembargadora Maria Clara Saboya, aborda o aniversário dos 80 anos da Justiça do Trabalho, que acontece neste mês.

Com a gravação de dois informativos, a desembargadora evidencia a manutenção da essência da Justiça do Trabalho e a adaptação à nova realidade social e econômica. “Apesar de ter mantido a sua essência, que trata de dirimir conflitos entre empregados e empregadores, a Justiça do Trabalho, ao longo de seu percurso, vivenciou a ampliação de sua competência, no sentido de solucionar outras formas de relação de trabalho”, pontua a presidente.

Link para mais informações.

 

TRT da 7ª Região: Vídeo, podcast e campanha de redes sociais marcam os 80 anos da Justiça do Trabalho do Ceará

Diante da marca histórica dos 80 anos da Justiça do Trabalho completados no dia 1º de maio, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) preparou uma série de ações para comemorar o aniversário da instituição e trazer à memória fatos relevantes para a garantia de direitos, notadamente trabalhistas. O calendário de lançamentos inclui o vídeo “80 Anos da Justiça do Trabalho do Ceará: esta é a nossa história”, uma série de podcasts contando fatos marcantes dessas oito décadas, publicação de fotografias antigas nas redes sociais (campanha de hashtag TBT - throwback thursday), além da divulgação da Linha do Tempo da Pré-História da Justiça do Trabalho.

Link para mais informações

 

TRT da 12ª Região: Filtro para rede social celebra os 80 anos da Justiça do Trabalho 

A Justiça do Trabalho completou 80 anos no sábado, dia 1º de maio. Para celebrar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da 2 ª Região (TRT-SP) criou um filtro especial para ser aplicado no Instagram durante o mês de maio.

O intuito é que o filtro #FaçoPartedessaHistória seja utilizado por servidores, magistrados, advogados, terceirizados, estagiários e todos aqueles que se identificam de alguma forma com a JT.

Link para mais informações

 

TRT da 13ª Região: 80 anos da Justiça do Trabalho: relembre algumas decisões que marcaram a história recente do TRT-13.

A Justiça do Trabalho completa, em maio deste ano, 80 anos de existência e atuação no país. Importante instrumento para garantir a efetivação dos direitos dos trabalhadores brasileiros, a Justiça do Trabalho foi criada em 1941 e, desde então, acompanhou as inúmeras mudanças no mundo do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e a celeridade em seus julgamentos.

Link para mais informações

 

 

Outros informes

I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Informações: O evento, que será transmitido pelo canal do CNJ do youtube, faz parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) instituído pela Resolução CNJ 316/2020 e tem o escopo de incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária, que abrange as presentes e futuras gerações.

Data: 18 de maio de 2021

Horário: 13h30 às 17h15

Local: plataforma on-line

Público-alvo: magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário, profissionais das áreas envolvidas (História, Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia) e pessoas interessadas pelo tema.

Inscrições: até 7 de maio.

Link para mais informações

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar