TRT da 2ª Região recebe comitê do CNJ para apresentar Centro de Treinamento da Polícia Judicial

Por Redação em 05/07/2021 às 15:15:28


Uma equipe do Comitê de Segurança Institucional do Poder Judiciário visitou, na última sexta-feira (2), o Centro de Treinamento da Polícia Judicial instalado na Unidade Rio Branco do TRT da 2ª Região. O objetivo da visita foi observar a experiência do TRT-2 no que diz respeito à estrutura de segurança, considerada referência no país. Uma das atividades do comitê, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é a uniformização desse tipo de iniciativa no Poder Judiciário.

O Centro de Treinamento da Polícia Judicial é um espaço de excelência que permite aos agentes do TRT-2 e outros órgãos visitantes capacitações teóricas e práticas, com treinamentos que visam garantir segurança de magistrados, oficiais de justiça, além de oferecer cursos para os servidores, como o de defesa pessoal para mulheres, que serão retomados após o retorno às atividades presenciais. Por ter se destacado no cenário nacional, o modelo será tomado como base para instalação em outros órgãos.

O evento contou com a presença do desembargador-presidente do TRT-2 Luiz Antonio Moreira Vidigal e do conselheiro do CNJ Mário Guerreiro. Ambos receberam placas de homenagem da equipe de polícia judicial por terem se empenhado em modernizar os departamentos de segurança. Estavam presentes também o desembargador do TJ-SP Edson Brandão; o juiz federal do TRT-1 Reginaldo Márcio Pereira; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral do TST Roberta Ferme, o diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário Luiz Octávio de Carvalho Penna, o secretário de Segurança do STF Marcelo Schettini e o secretário de Segurança do TST Elton Boulanger.

Os visitantes puderam assistir a uma apresentação sobre a estrutura e a percepção do público sobre a polícia judiciária do TRT-2 e uma demonstração prática de alguns treinamentos realizados, com simulação de cumprimento de mandados e de proteção de autoridades. Ao final do evento, o desembargador-presidente colocou a estrutura à disposição do CNJ e outros órgãos do judiciário.


Núcleo para atenção a refugiados

Aproveitando a presença na unidade Rio Branco, o desembargador-presidente Luiz Antonio Moreira Vidigal visitou, no mesmo prédio, um espaço cedido pelo TRT-2 ao Núcleo Regional da Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados na cidade de São Paulo, iniciativa vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que analisa pedidos de refúgio no Brasil.

As instalações serão utilizadas para a realização de entrevistas presenciais com solicitantes de refúgio, além de atendimento ao público relacionado aos processos sob responsabilidade do núcleo.

Confira álbum de fotos da visita aqui.

Fonte: TRT 2ª Região

Comunicar erro