Laboratório de Inovação vai aperfeiçoar conciliação na Justiça de Rondônia

Por Redação em 27/09/2021 às 20:09:13

Referência nacional por projetos de inovação, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) dá mais um passo na melhoria da prestação jurisdicional. Portaria conjunta da Corregedoria Geral da Justiça e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), instituiu o Gênesis Lab, laboratório de inovação voltado ao aperfeiçoamento da atuação da Justiça por meio de recursos tecnológicos.

O laboratório será uma incubadora de ideias, onde serão aplicadas metodologias ágeis e integrativas para estimular a cultura da inovação e criar soluções voltadas para o aperfeiçoamento constante do serviço jurisdicional. Desde o ano passado, o Tribunal realiza cursos de capacitação das equipes em relação à boas práticas de criatividade e inovação. “Esse espaço passa a ser a estrutura para que esses conhecimentos e habilidades desenvolvidas tenham prosseguimento a fim de gerar os resultados e as boas práticas para o Tribunal”, destacou o presidente do Nupemec, desembargador José Antônio Robles.

O laboratório funcionará com encontros periódicos e terá a divulgação de seu calendário para todos os setores do TJRO e a sociedade em geral, que também poderá participar de sua atuação. O funcionamento também prevê a integração com instituições de ciência e tecnologia e outros laboratórios de inovação do Judiciário ou da iniciativa privada.

Universalidade do conhecimento, colaboratividade e acessibilidade são alguns dos valores que irão nortear a atuação do laboratório. O Gênesis Lab funcionará preferencialmente em plataforma digital. Na hipótese de trabalho presencial, o acesso à sala será aberto ao público, mediante simples cadastramento que se fará no ato. Todos os dados de andamento e produções serão registrados em banco de dados e disponibilizados para acesso público.

Fonte: TJRO

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar