CNJ e Tribunais de Justiça da região Sul discutem projetos do Justiça 4.0

Por Redação em 27/09/2021 às 20:09:39
Encontro acontece no Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Encontro acontece no Tribunal de Justiça de Santa Catarina

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta quinta (30/9) e sexta-feira (1º/10), reunião com os Tribunais de Justiça da região Sul sobre os projetos e as políticas judiciárias do Programa Justiça 4.0. O encontro será realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com participação remota dos Tribunais de Justiça do Paraná (TJPR) e do Rio Grande do Sul (TJRS).

Na abertura, às 17h, estão confirmadas a participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e do presidente do TJSC, Ricardo José Roesler. Em seguida, os Tribunais de Justiça vão apresentar suas experiências de implantação do Juízo 100% Digital, dos Núcleos de Justiça 4.0 e do Balcão Virtual.

Na manhã da sexta-feira (1º/10), os temas de destaque serão a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro e o Codex. A Plataforma é o marketplace de soluções de TI do Judiciário, com microsserviços e módulos negociais que podem ser consumidos pelos sistemas judiciais de processo eletrônico. Já o Codex é a plataforma responsável por consolidar as bases de dados processuais, provendo conteúdo textual de documentos e dados estruturados.

Inovação

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para o desenvolvimento e a implantação de soluções tecnológicas que visam ao aperfeiçoamento dos sistemas processuais eletrônicos e da prestação jurisdicional. Hoje, 100% dos Tribunais Regionais Federais e do Trabalho já iniciaram o processo de adesão ao programa, além de 15 Tribunais de Justiça, seis Tribunais Regionais Eleitorais, um Tribunal de Justiça Militar e os Tribunais Superiores (STJ, TSE, TST e STM).



Fonte: CNJ

Comunicar erro