Produtora de automóveis e sindicato dos metalúrgicos São Caetano do Sul (SP) fazem acordo parcial em audiência

Por Redação em 12/10/2021 às 11:18:50

11/10/2021 - A General Motors do Brasil e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul estiveram presentes, nesta sexta-feira (8), em audiência de conciliação e instrução do Dissídio Coletivo de Greve promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). O julgamento ficou marcado para a próxima quarta-feira (13), às 15h.

O encontro resultou em acordo parcial, na qual as partes concordaram com um reajuste de 10,42% a partir de 1/9/2021 sobre os salários praticados na data imediatamente anterior. O mesmo índice será aplicado aos valores de vale-transporte e refeição e para o piso salarial. Como tem efeito retroativo, as diferenças geradas pelo reajuste serão pagas até o dia 18/10.

As partes pactuaram também pela manutenção das cláusulas do acordo coletivo anterior que não estão sob disputa e pela antecipação do pagamento de metade do 13º salário de 2022 para fevereiro do próximo ano. A GM concordou ainda com o retorno de um modelo de progressão salarial de semestral.

O sindicato e a organização seguem discordando sobre uma cláusula de desconto de contribuição sindical na folha de pagamento. A montadora defende a autorização expressa e prévia de todos os empregados, mas a entidade sindical entende que o desconto já é possível com a aprovação em assembleia. O valor do vale-alimentação e a aplicação de garantias a empregados acometidos por doenças com relação indireta com a atividade laboral também foram objetos de discordância.

Os trabalhadores se reunirão em assembleias na próxima quarta-feira (13), às 6 e às 15h, para deliberar sobre o retorno ao trabalho. A empresa se comprometeu a não descontar dias parados dos salários, nem exigir reposição das horas.

Fonte: TRT da 2ª Região (SP)

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar