Justiça do Trabalho de São Paulo reconhece vĂ­nculo de emprego entre pastor e igreja evangĂ©lica

Por Redação em 26/11/2021 às 12:25:37

Um pastor que atuou por oito anos para a Igreja Universal do Reino de Deus conseguiu na Justiça do Trabalho o reconhecimento do vĂ­nculo empregatĂ­cio com a entidade. Reformando decisão de 1 Âș grau, a 13ÂȘ Turma entendeu que não se pode alegar trabalho voluntĂĄrio e "profissão de fé" do autor, uma vez que ele tinha que se submeter à dedicação exclusiva, transferĂȘncias obrigatórias e venda de produtos com atingimento de metas.

Na sentença, o vĂ­nculo foi negado sob o argumento de que as atividades desenvolvidas eram destinadas "à assistĂȘncia espiritual e à divulgação da fé, o que impossibilita a avaliação econômica". Esse, porém, não foi o entendimento do relator do acórdão, o desembargador-relator Rafael E. Pugliese, que analisou e deu provimento ao recurso do trabalhador. Para o magistrado, as provas dos autos confirmam a relação empregatĂ­cia.

Testemunhas ouvidas e documentos analisados no processo confirmaram, entre outros pontos: o pagamento de valor fixo mensal ao pastor, inclusive nas férias; que o autor se sujeitava às ordens, horĂĄrios e locais de trabalho definidos pela Universal; e que ele devia repassar todo o dinheiro recolhido dos fiéis à instituição.

Com a decisão, o caso retorna para o juĂ­zo de origem, que analisarĂĄ todos os pleitos da reclamação trabalhista. Um deles é o pagamento de indenização por danos morais, pois o pastor alega ter sido obrigado pela Universal a passar por cirurgia de vasectomia, tornando-se estéril.


Fonte: TRT 2ÂȘ Região

Tags:   Notícia Fixa
Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar