Inscrições abertas para cursos de Ciência de Dados aplicados ao Judiciário

Por Redação em 01/12/2021 às 16:26:28

Para tirar o maior proveito do aumento no número de plataformas tecnológicas disponíveis para geração e armazenamento de dados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou na terça-feira (30/11) uma série de cursos em Ciência de Dados para o Poder Judiciário. Os colaboradores poderão estudar, gratuitamente e de forma online, sobre ferramentas como Python, Machine learning e Dashboards com o Power BI. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Serão oferecidos os seguintes cursos: Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados (40 horas), Excel para Análise de Dados (40 horas), R para Análise de Dados (40 horas), Python para Análise de Dados (40 horas), Dashboards com o Power BI (16 horas), Dashboards e relatórios dinâmicos com o R (40 horas), Mineração de Textos (16 horas), e Aprendizado de máquina (machine learning) (40 horas). “Esse projeto é um salto significativo para o futuro e propiciará que o Judiciário entre de vez na era da tecnologia”, afirmou o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, durante o webinário de lançamento do curso.

A iniciativa integra o Programa Justiça 4.0, fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para desenvolver ações que auxiliem os tribunais no aprimoramento e na automatização dos registros processuais primários, e na consolidação, implantação, tutoria, treinamento, higienização de suas bases de dados. De acordo com a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciais do CNJ, Gabriela Moreira de Azevedo, o treinamento vai capacitar os magistrados e servidores em ciências de dados, do básico ao avançado. “Isso permitirá que todos os tribunais tenham equipes técnicas capacitadas para analisar seus próprios dados e realizar diagnósticos locais, pois o CNJ não tem como ter essa capilaridade”, explicou.

“Estamos lidando com uma montanha de dados e informações e a ideia do CNJ foi de trazer ferramentas e capacitação para que os tribunais consigam, cada vez mais, trabalhar de maneira mais eficiente”, acrescentou a coordenadora do DPJ e juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar.

Vagas limitadas

Cada turma será composta por 250 alunos. A mesma pessoa poderá cursar no máximo dois cursos, sendo um deles “Fundamentos de Estatística”, que fornece a base teórica para todos os cursos. Na inscrição, o candidato deve assinalar a ordem de prioridade. O CNJ irá distribuir as vagas considerando o tamanho do quadro funcional de cada órgão, além de outros critérios objetivos.

As aulas começarão dia 31 de janeiro e cada curso terá 10 encontros, com duração média de três meses. A exceção é o de Fundamento de Estatísticas, que durará seis meses, com encontros quinzenais. As aulas acontecerão preferencialmente pela manhã, serão gravadas e haverá plantão ao vivo para tirar dúvidas com os professores da UFPR.

Após a conclusão da série, haverá uma migração do conteúdo para a plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). Dessa forma, no caso de ausência de vagas, os interessados poderão cursar posteriormente sem tutor e sem aulas síncronas.

Para se inscrever no curso, clique aqui.

Assista ao webinário de apresentação dos cursos, com a apresentação dos professores sobre os conteúdos. A apresentação também está disponível aqui.

Paula Andrade
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar