Justiça Eleitoral do Pará alcança o primeiro lugar no ranking iGovTic-Jud 2021

Por Redação em 01/12/2021 às 19:27:55

Com uma média geral de 93,16% conforme os parâmetros exigidos na avaliação, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) alcançou, este ano, o nível máximo de maturidade em tecnologia, garantido o primeiro lugar entre todos os TREs do país. Esse foi o resultado apontado pela pesquisa feita anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que mostra o nível de maturidade de governança, gestão e infraestrutura em TI dos 93 órgãos do Judiciário.

O levantamento tem como resultados possíveis: Excelente, Aprimorado, Satisfatório ou Baixo. O TRE-PA alcançou o nível máximo de maturidade em tecnologia, figurando entre as 16 instituições a atingirem o patamar de excelência do IGovTic-Jud 2021. Sessenta órgãos foram ranqueados no nível “Aprimorado” e outros 17 tribunais foram classificados no patamar “Satisfatório”.

O TRE-PA obteve nota máxima em alguns dos principais temas avaliados, como: Sistemas de Informação (100%); Estruturas Organizacionais e Macroprocessos (100%); Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem (100%) e Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados (100%).

Os resultados obtidos pelas instituições foram apresentados na tarde da terça-feira (30/11), durante evento on-line transmitido para todo o país. Representantes de TREs que estão entre os que obtiveram os melhores resultados apresentaram seus cases de sucesso.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Alessandro Cruz, trouxe um panorama da situação eleitoral no estado, com o número de habitantes, eleitores e zonas eleitorais. Logo em seguida, apresentou um pouco do trabalho que vem sendo executado pelo Tribunal. “Desde 2016, quando recebemos o conceito "satisfatório" começamos a buscar o aprimoramento de tudo aquilo que não tínhamos. Isso foi acontecendo até chegar ao resultado que obtivemos hoje.”

Os resultados completos de 2021 estão publicados em um painel interativo. Nele, é possível pesquisar os resultados de cada tribunal, além de usar filtros para gerar relatórios com o desempenho de cada segmento da Justiça, de cada regional, de cada tema ou de cada domínio da avaliação.

O diretor geral Felipe Brito comemorou mais uma vitória da Justiça Eleitoral paraense. “O fato de o Tribunal ter alcançado uma nota alta e que se destaca entre os demais tribunais é uma prova de que, ao longo dos últimos cinco, seis anos, o TRE veio se adequando às melhores práticas em tecnologia da informação e comunicação tanto com a governança, quanto segurança, quanto do bom provimento de níveis de serviço numa crescente que é possível ser acompanhada já que o TRE do Pará ocupou posições de destaque nos últimos anos.”

Fonte: TRE-PA

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar