Portal do Judiciário maranhense oferece recursos de acessibilidade

Por Redação em 03/01/2022 às 16:19:42

O Portal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) disponibiliza ao público as informações institucionais com recursos de acessibilidade, responsividade e integração. Em agosto de 2021, Portal passou a oferecer também o recurso de tradução automática para os idiomas inglês e espanhol, com acesso fixo na barra superior acessível por todas as demais páginas do sítio eletrônico.

Objetivando permitir o acesso de todos e todas, incluindo pessoas com deficiência e idosas idosos e aquelas que utilizam navegadores alternativos e tecnologia assistida, o Portal do TJMA adota padrões de acessibilidade na web recomendados por instituições como a W3C, tais como identificação dos espaços clicáveis, descrição de imagens, adaptação a dispositivos móveis e páginas mais fáceis de navegar. O recurso de responsividade permite o acesso ao portal adaptável a todos os dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.) e navegadores de internet.

O novo portal foi desenvolvido com recursos para permitir a leitura por aplicativos de leitores de tela; audiodescrição das imagens; VLibras – aplicativo que traduz o texto para a Língua Brasileira de Sinais; alto contraste e navegação assistida. O Vlibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais que permitem traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. O link para a ferramenta está disponível à direita nas páginas do Portal.

O recurso de audiodescrição das imagens utiliza a interpretação por meio da tag “ALT”, permitindo que os plugins (módulos de extensão) de reprodutores de audiodescrição dos navegadores de internet ou aplicativos de audiodescrição interpretem a tag e reproduzam o áudio para os usuários e usuárias ao acessarem as páginas do Portal que contêm imagens. Por meio do recurso, é utilizado um texto alternativo para descrever o conteúdo da imagem, apresentando a descrição da imagem para pessoas com deficiência visual que utilizam aplicativos de leitura de tela.

Na parte superior do Portal TJMA, a pessoa encontra uma barra de acessibilidade com os principais atalhos de navegação pelo teclado; opções para alterar o contraste, reduzir/ampliar a visualização e o Mapa do Site. Os links para acessar essas ferramentas estão presentes em todas as páginas do Portal.

Na barra de navegação existente no alto da página, estão alocados links de acesso, com indicações dos títulos e subtítulos e das diferentes áreas da página web (menu, conteúdo principal, pesquisa e rodapé etc.) para melhor identificar áreas importantes da página. Não sendo possível a navegação pelas páginas usando o mouse, as teclas de atalho e a tecla <TAB> permitem à pessoa acessar a informação.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte: CNJ

Comunicar erro