Com agravamento da pandemia, tribunal de Rondônia intensifica medidas sanitárias

Por Redação em 25/01/2022 às 17:54:52

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Corregedoria-Geral de Justiça enquadram todas as comarcas do Poder Judiciário do Estado de Rondônia na 1ª Etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO), de acordo com critérios estabelecidos no Ato Conjunto n. 020/2020-PR/CGJ, publicado nesta terça-feira (25/1).

Clique aqui para ver o ato na íntegra

Na prática, os cuidados sanitários são intensificados, ou seja, os serviços passam a ser todos por meio digital. Presencialmente, passa a ser permitida apenas a permanência de um servidor ou uma servidora por sala. As audiências e os atendimentos serão todos por meio remoto.

Para o enrijecimento das regras, o TJRO considerou o momento crítico de aumento de número de casos de infecções pela Covid-19 em Rondônia, particularmente após a identificação da variante ômicron, tendo sido registrado na edição n. 660 do boletim diário sobre coronavírus do estado, publicado no dia 21 de janeiro, a notificação de 2056 novos casos em 24h.

Outro aspecto levado em conta foi a taxa de ocupação de leitos das unidades de saúde em razão do expressivo aumento de demanda dos casos de infecções de Covid-19 e de gripe ocasionado pelo vírus influenza H3N2 no estado.

Os médicos Juan Miguel Villlalobos Salcedo e Ana Lúcia Escobar, infectologistas e consultores científicos do TJRO também orientaram pelo recrudescimento das medidas, com vistas à redução do fluxo de pessoas nos prédios do do Poder Judiciário, assim como os profissionais da Divisão de saúde, pelo alto teor de transmissibilidade da nova variante.

Atendimento ao público

Não haverá atendimento presencial ao público. Já o atendimento às partes, advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria deverá ser realizado remotamente pelos meios tecnológicos disponíveis ou por telefone, salvo comprovada e inadiável necessidade a ser apreciada pelo juiz da causa ou do diretor do fórum, conforme o caso.

O atendimento pelas unidades judiciais e administrativas é feito por meio de sala virtual (Google Meet), no horário de funcionamento regular do PJRO – das 7h às 14h. As unidades judiciárias manterão atendimento no Balcão Virtual.

Fonte: TJRO

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Fonte: CNJ

Comunicar erro