Prevenção ao glaucoma: Judiciário gaúcho ilumina fachada de verde

Por Redação em 19/05/2022 às 20:58:18

Durante todo o mês de maio, quem passar em frente ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) à noite vai notar que a fachada ganhou uma nova cor. O prédio está iluminado de verde. O Judiciário gaúcho aderiu à campanha “24 Horas pelo Glaucoma”, lançada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para, assim, formar a visão. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição, por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo na fase inicial.

Por esse motivo, as campanhas de prevenção e conscientização são tão importantes, já que, mesmo não tendo cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. O objetivo da campanha é estimular a população a buscar o diagnóstico precoce e incentivar o tratamento. A campanha marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar