Alunos da rede pública de Santos ajudam no combate à desinformação

Por Redação em 02/08/2022 às 11:59:33

Estudantes das escolas públicas do município de Santos-SP que participam do projeto Memórias em Rede, do Instituto Devir Educom, protagonizam cinco vídeos alertando sobre os problemas causados pela disseminação da desinformação, as chamadas fake news, nas redes sociais. O projeto faz parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).


Os vídeos serão divulgados a partir desta terça-feira (2) pela TV Justiça e pelas redes sociais do STF e dos parceiros da Rede Nacional e do Instituto Devir Educom.


Voltados ao público jovem e seus familiares, os cinco vídeos têm, no máximo, um minuto e meio cada, e contam também com a participação de professores do Parquinho Tecnológico de Santos, participantes da formação 'Círculo Memórias em Rede de Oficinas'. Os roteiros, produzidos pelos gestores do Instituto Devir Educom, abordam questões como fake news, bolhas informacionais e deepfake, que é a alteração de imagem ou voz de alguém contendo informação falsa.


A proposta do projeto é informar aos jovens como combater a desinformação nas redes sociais e produzir conteúdo com responsabilidade, ensinando a identificar as notícias falsas e utilizando ferramentas disponíveis na própria internet. Uma dessas ferramentas é o site da RNCD, que abriga o endereço eletrônico das agências de checagem de fatos.


Também são tratadas questões como a chamada bolha informacional, produzida pelo algoritmo das redes, que disponibiliza os conteúdos de acordo com o perfil de cada pessoa. Nos vídeos, os estudantes mostram a importância de buscar opiniões contrárias para não ficar preso à bolha.

 


IV/EH

Fonte: STF

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar