Presidente do TST participa de posse da nova direção do TSE

Por Redação em 17/08/2022 às 02:42:35

Posse da nova direção do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Secom/TSE

Posse da nova direção do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Secom/TSE

16/08/22 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, acompanhou, nesta terça-feira (16), a posse dos novos dirigentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram empossados os ministros Alexandre de Moraes, como presidente, e Ricardo Lewandowski, como vice-presidente. Eles estarão à frente da organização das eleições majoritárias brasileiras deste ano. 

Defesa do sistema eleitoral

Ao ser empossado, o ministro Alexandre de Moraes, defendeu a agilidade e a confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas.  “Somos uma das maiores democracias do mundo em voto popular. Mas somos a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, afirmou. 

Democracia como construção coletiva

Para o novo presidente do TSE, a democracia “não é um caminho fácil, exato ou previsível, mas é o único caminho''. A democracia, segundo Alexandre de Moraes, é uma construção coletiva das pessoas que acreditam na liberdade, na paz, no desenvolvimento, na dignidade da pessoa humana, no pleno emprego, no fim da fome, na redução das desigualdades, na prevalência da educação e na garantia de saúde a toda sociedade brasileira e de todos os que acreditam na soberania popular. “E mais do que isso, de todos os que acreditam e confiam na sabedoria popular. Viva a democracia!”, concluiu.

Avalista da soberania

Presente à cerimônia, o presidente do TST parabenizou os integrantes da nova direção da Corte eleitoral. “O Tribunal Superior Eleitoral garantirá a legitimidade, a lisura e a normalidade do pleito com dois juristas experientes, que conhecem a Justiça brasileira e a importância dos cargos que assumem”, afirmou o ministro Emmanoel Pereira. 

“Com a posse de hoje ganha a instituição, que representa a democracia e é a guardiã da autenticidade das eleições e avalista da soberania popular, da igualdade e da liberdade como garantia do exercício da cidadania”, finalizou.

Também participaram da cerimônia o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O procurador-geral da República, Augusto Aras e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, também estavam presentes, entre outras autoridades.

(JS/TG/CF)


 

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar