CSJT lança o aplicativo JT Sigep e o Portal Sisad

Por Redação em 17/08/2022 às 17:49:43

Smarthpone com o ícone do Sigep. O JT-Sigep chegou!

Smarthpone com o ícone do Sigep. O JT-Sigep chegou!

17/8/2022 - O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, participou, nesta quarta-feira (17), da cerimônia de lançamento do Aplicativo Unificado do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (App JT SIGEP) e do Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho (Portal SISAD).

O ministro ressaltou o espírito colaborativo entre os tribunais envolvidos no desenvolvimento das ferramentas, com o objetivo de construir um judiciário trabalhista mais moderno e informatizado.  “Esta iniciativa traduz uma importante evolução na interação das áreas de gestão de pessoas dos diversos órgãos do judiciário trabalhista, que passam a compartilhar a mesma plataforma digital, com o propósito de consolidar uma justiça social cada vez mais célere e efetiva”, assinalou.

Com o App JT Sigep, será possível realizar, por meio do celular, o acesso e o autoatendimento de serviços como consulta de contracheque, férias, licenças médicas e emissão de carteira funcional.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) e já está disponível nas plataformas da Apple Store e na Play Store.

Já o Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho (SISAD), desenvolvido pelo TRT da 15ª Região (Campinas/SP), reunirá, em um só local, diferentes sistemas administrativos utilizados pela Justiça do Trabalho, permitindo aos usuários internos utilizar os sistemas a partir de um acesso centralizado, com uma única autenticação.

Leia mais: JT Sigep: app vai auxiliar magistrados e servidores em consultas e autoatendimento funcionais

Dinamismo 

Para o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST, ministro Alexandre Agra Belmonte, essas parcerias são importantes para a entrega de um serviço que propicie mais celeridade e dinamismo. ”Pela uniformidade das informações, apesar de cada tribunal ter a sua peculiaridade, a medida pode trazer vantagens que se reverterão em benefício dos outros tribunais”, comentou.

Aprimoramento

O Juiz auxiliar da Presidência do CSJT Firmo Ferreira Leal Neto comentou que as ferramentas serão aprimoradas com base, também, nas sugestões dos usuários. “Estamos entregando um produto de qualidade, que irá beneficiar todos os que fazem a Justiça do Trabalho. Estamos abertos a sugestões para que possamos colocar esses aprimoramentos como prioridade no desenvolvimento de outros módulos”, informou.

Aplicativo JT Sigep 

Para a presidente do TRT da 5ª Região (BA), desembargadora Débora Lima Machado, ao compartilhar o aplicativo com os outros tribunais regionais, isso se reflete na padronização do acesso à informação. “Queremos que a Justiça do Trabalho sirva, não somente ao jurisdicionado, mas também aos seus servidores, que são a essência para a realização da atividade maior, que é a  prestação jurisdicional”, concluiu.

Formação técnica

Na próxima quinta-feira, 23 de agosto, das 14 às 16h, o CSJT vai promover um webinário técnico destinado às áreas Tecnologia da Informação do TST e dos TRTs. O evento tem o objetivo de capacitar servidoras e servidores da área de TI para que atuem de forma independente na configuração e disponibilização das novas soluções administrativas nacionais aos seus usuários. 

As inscrições já estão abertas!

Em caso de dúvidas, as servidoras e os servidores interessados podem entrar em contato com a CSAN, por meio dos e-mails: [email protected] ou [email protected].

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do CSJT no YouTube. Confira como foi:

(AM/GS/AJ)

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar