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Balcão Virtual chegará a todas as comarcas do Judiciário de SC até 7 de junho


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) planeja implantar o Balcão Virtual em todas as 111 comarcas até o dia 7 de junho. O novo canal de comunicação simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência e qualquer cidadão pode contatar um servidor ou servidora, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento. O objetivo é humanizar o atendimento do Judiciário de Santa Catarina, principalmente durante a pandemia da Covid-19, aproximando a Justiça da sociedade.

Por meio da Resolução n. 372/2021, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a implantação da ferramenta em todas as unidades judiciais de 1º grau. No estado, o Balcão Virtual foi regulamentado pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 8, de 18 de março de 2021, que estabelece as regras para o atendimento.

O Judiciário catarinense iniciou a implantação no dia 22 de março. Todas as comarcas de entrância especial já contam com o Balcão Virtual e, agora, será ampliado para as comarcas de entrância final e inicial. Para acessar o dispositivo, basta clicar no link na página eletrônica do TJSC.

O atendimento é pela ordem de entrada na sala virtual, mas há o respeito às prioridades previstas em lei. É necessário incluir a expressão “preferencial” antes do nome. Quem tiver problema na conexão deve colocar a palavra “retorno” também antes do nome. Para consultar os processos em segredo de Justiça, as pessoas autorizadas devem apresentar um documento oficial.

Cronograma de implantação

Fonte: TJSC

CNJ

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