Destinação para Instituto Federal de Mato Grosso garante realização de testes para detecção da covid-19

Por Redação em 17/03/2021 às 18:45:52

17/03/2021 - O campus de Primavera do Leste, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), vai receber 38 mil reais para compra de equipamentos e insumos para a realização de testes RT PCR, padrão ouro no diagnóstico da covid-19. Os valores são fruto de uma destinação da Justiça do Trabalho em Mato Grosso e do Ministério Público do Trabalho.

O repasse foi autorizado pelo juiz da Vara de Primavera do Leste, Mauro Curvo. Segundo ele, a intenção é promover o diagnóstico dos casos de covid-19 de forma rápida para possibilitar a adoção de medidas de prevenção e fornecer às autoridades públicas informações epidemiológicas confiáveis. “O diagnóstico rápido e preciso induz a tomada de decisões mais assertivas pela equipe médica, evitando que o quadro clínico do paciente evolua para grave ou irreversível”, afirmou.

Conforme o magistrado, o Judiciário trabalhista tem feito a diferença no combate à pandemia por meio da destinação de recursos. “A Justiça do Trabalho, atenta ao seu papel social, tem empenhado esforços na implementação e apoio às ações sociais e de saúde pública no enfrentamento a covid-19. Dentre essas ações, está o repasse de recursos oriundos de decisões de processos trabalhistas”.

A destinação irá contribuir com a implantação de um laboratório de análise e diagnósticos de covid-19 em Primavera do Leste, desenvolvido pela Prefeitura, IFMT e iniciativa privada para beneficiar toda a região.

O laboratório terá capacidade para realizar 800 testes por dia. Segundo o diretor geral do campus, Dimorvan Alencar, o diagnóstico rápido vai contribuir com o isolamento social, impedindo a disseminação da infecção. “Nós vamos dar o resultado no mesmo dia”, comemorou.

A destinação é fundamental para a região, segundo Alencar, porque atualmente a rede particular de saúde do município não consegue atender a demanda de diagnóstico de novos casos. Além disso, os testes de covid-19 feitos pela rede pública são encaminhados para análise no Laboratório Central (Lacen) que fica em Cuiabá, o que ocasiona a sobrecarga da unidade e, consequentemente, demora na confirmação dos casos suspeitos.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar