Justiça eleitoral leva educação e cidadania para fronteira entre Amapá e Pará

Por Redação em 26/04/2022 às 12:22:38

Parceria entre os tribunais eleitorais do Amapá (TRE-AP) e do Pará (TRE-PA), o projeto Justiça Eleitoral em Fronteiras levou ações de cidadania e educação para as cidades de Laranjal do Jari (AP) e Monte Dourado (PA). Durante a ação itinerante, realizada nos dias 18 a 20 de abril, foram prestados diversos serviços à população, como regularização de títulos eleitorais, cadastro de eleitorado e orientações para partidos e candidaturas.

No dia 18, magistratura, vereadores, vereadoras e profissionais que lhes assessoram participaram, no plenário do Fórum de Laranjal do Jari, da palestra sobre “Propaganda Política e Atos de Pré-Campanha”, ministrada pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Pará, Elaine de Jesus Santana. Na sequência, o analista judiciário da Ouvidoria do TRE-AP, Heverton Fernandes, falou sobre “Desinformação e Fake News no processo eleitoral”.

No dia seguinte, os tribunais e a prefeitura de Laranjal do Jari lançaram o Programa ABC da Cidadania. A iniciativa fomenta a alfabetização de jovens e adultos e permite que possam retirar um novo título de eleitor contendo a sua assinatura no lugar da digital. O TRE-AP ainda fez a entrega de cupons do projeto Auxílio Gás, parte da campanha Brasileiros Pelo Brasil, coordenada pelo Tribunal e a Fundação Branco do Brasil que, em parceria com a Petrobras, atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A programação do segundo dia da ação itinerante também passou pelo município paraense de Monte Dourado, com o projeto Eleitor do Futuro. Como parte das atividades, os alunos da Escola Positivo, participaram de palestras e votaram na eleição simulada para conhecer a urna eletrônica.

Fonte: TRE-AP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar