Setembro Amarelo: presidente do TJ e servidores vestem a camisa em apoio à campanha

Por Redação em 10/09/2023 às 16:24:09
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou mais uma ação em apoio à campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. Como parte das atividades planejadas para esse mês, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva e servidores se vestiram de amarelo no Dia D e tiraram uma foto em frente à sede do Judiciário, em Cuiabá.
A presidente disse que o viés mais importante da campanha é celebrar a vida, a solidariedade, e principalmente o vínculo e a conexão de uns com os outros, de um olhar mais atento.
"Acredito que é um momento muito importante de dar o exemplo a partir do Poder Judiciário influenciando outras pessoas para que também integrem essa campanha em prol da vida, em prol de humanização das relações. Cuidar uns dos outros, olhar mais no olho um do outro para perceber eventual dificuldade que outro esteja passando e realmente dar as mãos uns aos outros para essa prevenção", destaca a presidente.

A diretora-geral do TJ, Euzeni Paiva de Paula destaca a importância da campanha Setembro Amarelo, em prol da vida, e consequentemente as ações realizadas no Judiciário estadual.
"É uma ação bem importante porque tem como objetivo a conscientização dos servidores. Essa conscientização faz com que todos nós tenhamos maior cuidado com nossa saúde e com a nossa vida. Um dos pilares da gestão da desembargadora Clarice Claudino é o cuidado com as pessoas, que perpassa pelo cuidado com a saúde física, emocional, a prevenção ao suicídio. Esse mês de setembro, com maior intensidade, teremos palestras e ações quanto a importância desse cuidado conosco e com o próximo, mas é uma campanha perene durante toda a gestão".
Para a vice-diretora-geral do TJ, Claudenice Deijany F. de Costa, a participação dos servidores nessa campanha em favor da vida é fundamental. "Essa preocupação da desembargadora Clarice Claudino se preocupar de fato com a saúde dos servidores e magistrados já é um lema da gestão. Com essa campanha em setembro, mais forte fica a intenção da presidente, que é o cuidar das pessoas, o que demonstra o viés da consensualidade, de querer bem, de pacificação. As pessoas só podem estar em paz consigo e com o próximo quando se tem essa paz de espírito e é o que se fomenta no setembro amarelo".
Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já advertia para o fato de o suicídio ser a 3ª causa de morte de brasileiros na faixa etária de 15 a 29 anos.
Desde o dia 1º de setembro, a sede do Poder Judiciário de Mato Grosso e o prédio do Departamento de Saúde do TJ estão iluminados de amarelo. A programação em torno da conscientização a respeito da campanha do Setembro Amarelo envolve também palestras e rodas de conversas com o público interno, além de diversas outras ações ao longo do mês.

Fonte: TJMT

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar