Inspirado no TRT-1, 2ª Região lança Programa "Mentoria de Vara"

Por Redação em 30/09/2021 às 16:15:43

Aperfeiçoamento de métodos e capacitação contínua do corpo funcional em prol de uma melhor prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos do programa "Mentoria de Vara do Trabalho", implantado pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e inspirado na 1ª Região, com jurisdição no estado do Rio de Janeiro.

Instituída pelo Provimento CR n. 4, de 2 de agosto de 2021, a iniciativa prevê o aprimoramento dos processos de trabalho e da capacitação de servidores(as), com o compartilhamento de boas práticas já adotadas na 2ª Região. Por meio do programa, algumas unidades são treinadas por servidores mentores para melhorar o planejamento, a organização e a execução dos trabalhos em secretaria. O objetivo macro do programa é a melhoria da prestação jurisdicional.

Seleção das varas

Cabe à Corregedoria eleger as unidades participantes do programa, bem como os diretores de vara com experiência e técnica para capacitação, que atuarão como mentores, conduzindo o treinamento. As unidades selecionadas para integrar o programa "Mentoria" observarão critérios como: maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça (julgar mais processos que os distribuídos; e julgar processos mais antigos, respectivamente); reiterado excesso de prazo de conclusão e maiores passivos e prazos pendentes de prolação e posterior cumprimento de despachos, decisões e sentenças.

Iniciativa no Rio de Janeiro

O desembargador-corregedor do TRT-1, Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, explica que a ideia do programa surgiu da crença na capacidade do corpo funcional e da intenção de compartilhar os excelentes resultados verificados nas varas pelas correições ordinárias. Desde sua implementação, no dia 1º de junho deste ano, o programa atende a cinco varas, com resultados que superam as expectativas. Melhoria da organização interna e da prestação jurisdicional estão entre as consequências observadas.

"Além de retornar à regularidade dos serviços cartorários (prejudicados, inclusive, pela pandemia), a Mentoria potencializa a forma de fazê-los com mudanças que se perpetuarão no tempo. Assim, o foco não é baixar passivos e prazos - que é uma consequência importante do projeto -, mas sim, estimular a parceria mútua entre mentores e mentorados, num trabalho conjunto, buscando a capacitação da equipe e soluções que melhor atendam à unidade", resume.

Fonte: TRT 2ª Região

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar