Professora de Oxford fará palestra na segunda edição do intercâmbio ?Por Dentro do Supremo?

Por Redação em 18/04/2022 às 17:31:42

A diretora do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, professora Andreza Aruska, será a palestrante da segunda edição do programa de intercâmbio acadêmico Por Dentro do Supremo, no dia 13 de maio, às 15h. Ele abordará o tema “Quem tem direito a ter direitos?”.

Em dezembro de 2020, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, assinou acordo de cooperação internacional com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, para realização de pesquisas acadêmicas relacionadas ao arranjo de cortes constitucionais, direitos humanos e governança democrática.

A vigência do termo de cooperação é de dois anos, e a seleção dos convidados observa aspectos como excelência acadêmica e atuação pública. Cada instituição arca com os custos referentes à sua atuação, com possibilidade de pedido de suporte financeiro proveniente de outras organizações.

A iniciativa é mais um passo para estreitar os laços entre o Judiciário brasileiro e polos de produção de conhecimento renomados em nível global. O acordo é importante porque permite que a comunidade acadêmica do Reino Unido estude e entenda o STF, que por sua vez terá acesso às pesquisas científicas que estão sendo realizadas em Oxford sobre o Judiciário brasileiro.

Atividades

Dentre as atividades já em andamento estão a Revista Suprema, com um dossiê coordenado pela professora Andreza Aruska. Houve ainda a participação do presidente do STF e do ministro Dias Toffoli na conferência anual do Brazilian Studies Programme em 2021, na Universidade de Oxford.

Para o intercâmbio, destaca-se o programa da Universidade de Oxford para visitantes acadêmicos e o do STF, a Cátedra Victor Nunes Leal.

Intercâmbio

A segunda edição do “Por Dentro do Supremo” será realizada de 10 a 13 de maio. O programa, coordenado pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, tem abrangência nacional e periodicidade anual. Seus objetivos são aproximar estudantes de graduação e pos-graduac?a?o da história e do funcionamento do Tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. O programa conta com 25 vagas para alunos da graduação e 10 para pesquisadores da pós-graduação.

RP/EH

Leia mais:

17/2/2022 - STF lança segunda edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico "Por Dentro do Supremo"

17/12/2020 - Fux assina termo de cooperação com universidade de Oxford para pesquisas acadêmicas

 

Fonte: STF

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar