Recursos de penas pecuniárias aprimoram serviços de saúde no Amapá

Por Redação em 02/09/2022 às 06:30:25

Na última sexta-feira (26/8), a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) inaugurou, junto com a Secretaria estadual da Saúde, o serviço de Cardiologia Pediátrica e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). O investimento de mais de R$ 460 mil foi de verbas de prestação pecuniária e utilizado para a aquisição do aparelho de ecocardiograma e para a abertura de dez leitos de UTI pediátrica.

A cardiologista Cristiane Carneiro afirmou que “o setor passa a contar com um equipamento de excelência para realizar os exames de ecocardiograma, o que vai melhorar muito a condição de trabalho, mas quem mais vai ganhar são os pacientes”. Já a cardiologista Ana Chucre destacou que, apesar do Amapá ter pouquíssimos recursos, o estado é rico em capacidade humana e profissional. Durante anos, ela e sua equipe fizeram diagnósticos apenas com o estetoscópio e com as mãos, mas agora vão poder contar com o ecocardiograma o que irá contribuir muito para melhorar a precisão dos diagnósticos. “Ter esta sala hoje é motivo de muita emoção, pois sei que daqui vão sair muitos diagnósticos e muita gente curada.”

De acordo com a diretora do hospital, a enfermeira Rosiane Pereira, esta UTI pediátrica é a única de todo o estado do Amapá, inclusive da rede privada. Portanto, é para lá que qualquer criança vai quando precisa, tenha plano de saúde ou não. “Agora a UTI conta com vinte e um leitos, o número mais do que dobrou, principalmente na sazonalidade, a gente tinha uma fila de espera muito grande, com até 11 crianças no Pronto Atendimento Infantil, crianças no HE, adolescentes na UPA de Laranjal do Jari. Então é com muita alegria que a gente faz essa entrega.”

O juiz Eduardo Navarro, titular da Vara do TJAP, afirma que já conhecia as dificuldades que as crianças e adolescentes passavam quando precisavam realizar um exame ou quando precisavam de um leito de UTI. Navarro explicou que “quando entrei para a Vepma, unidade que administra um fundo proveniente de penas de crimes leves, pagas em dinheiro, decidi destinar esses recursos para o Hospital da Criança e do Adolescente visando contribuir para a solução desse problema”.

Esta já é a segunda destinação de verbas de penas de prestação pecuniária que a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas realiza em benefício do Hospital da Criança e do Adolescente. Em abril de 2022, R$ 103 mil foram destinados para a obra que possibilitou a abertura de 20 leitos de observação do Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar