Webinário sobre sistema AUD4 prepara servidores para Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

O principal objetivo foi capacitar servidores e servidoras para o uso do sistema Audiências da Justiça do Trabalho (AUD) durante a Semana Nacional da Conciliação 2023.

Por Redação em 09/05/2023 às 22:59:20

9/5/2022 - A vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, nesta sexta-feira (5), o webinário "Sistema de Audiências da Justiça do Trabalho (AUD)". O evento, realizado virtualmente, contou com mais de 857 participantes e teve como objetivo capacitar servidores e servidoras para o uso do sistema AUD no PJe durante a Semana Nacional da Conciliação 2023.

O encontro apresentou as diretrizes da vice-presidência para a semana nacional, bem como apresentou informações relevantes sobre o correto uso das ferramentas, como:

  • Elaborar a pauta, classificar o tipo e a modalidade da audiência;
  • Automação de modelos de atas;
  • Inclusão dos dados das partes nos campos específicos:
  • Lançamentos de verbas com incidências de IR, INSS; etc;
  • Modo de lançamentos dos dados no AUD;
  • Finalização da ata e submissão à assinatura da magistrada ou do magistrado; e 
  • Como gerar o relatório de audiências.

Integração e automação

Na abertura do evento, o vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou a importância da integração do AUD4 ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), principalmente na realização de audiências remotas durante a pandemia. Para o ministro, quanto maior a consciência e capacitação de servidoras e servidores, melhor será o resultado para a Justiça do Trabalho. 

"O uso adequado dessa ferramenta permite a automação dos dados e otimização de rotinas. Essa melhoria na condição de uso das ferramentas dará um resultado efetivo, concreto e facilitará as audiencias", disse. "Esperamos um aumento cada vez mais frequente do exercício desses métodos para termos uma jurisdição justa, eficiente, solidária, e que não só acolha, mas também solucione essas questões cruciais na vida do trabalhador", completou.

Por fim, o ministro reformou a importância dos métodos consensuais de solução de disputas como uma essência da Justiça do Trabalho. "É preciso não só que a sociedade tenha garantido o acesso à justiça, mas também o modo de sair desse sistema de maneira justa e razoável. O método consensual demonstrou que é a forma mais autêntica de solucionar um conflito de interesse", concluiu.

Semana da Conciliação

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega a sua 7ª edição em 2023. O evento será realizado este mês, de 22 a 26 de maio, em todo o país!

O mutirão movimenta os tribunais e varas do Trabalho em todo o Brasil e busca alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. A edição deste ano tem o slogan "A um passo da solução". 

Confira o vídeo conceito da campanha.

 

E se vocês tem uma ação trabalhista que precisa de solução, não dei essa chance passar. Confira a lista dos Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho e dê um passo para solucionar seu processo!

Acesso o portal da Conciliação Trabalhista.

(Débora Bitencourt/AJ)

Descrição da Imagem: Aperto de mãos entre uma mão negra e uma parda.

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar