CNJ debate efetivação dos direitos das pessoas idosas

Por Redação em 23/08/2022 às 16:23:32

A Comissão Permanente de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Cidadão vai reunir, na manhã da próxima quinta-feira (25/8), especialistas para debater os direitos das pessoas idosas. O evento ocorrerá no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será transmitido pelo Canal do CNJ no YouTube.

É a segunda edição do ciclo de debates promovido pela Comissão. O presidente, conselheiro Mário Goulart Maia, fará a abertura do encontro, que terá como tema “O Envelhecimento da População no Brasil – Uma Reflexão sobre o Papel do Judiciário na Efetivação dos Direitos das Pessoas Idosas”. No primeiro painel, “Intergeracionalidade e Conflitos Familiares”, a juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), coordenadora da Central Judicial do Idoso, Monize Marques debaterá com o médico, perito e diretor da Divisão de Exames Técnicos do Instituto Médico Legal IML da Polícia Civil do DF, Otávio Castello, e com o especialista em gerontologia, Vicente Paulo Alves.

No segundo painel, que tratará do papel da Justiça no acolhimento da pessoa idosa, a juíza Monize Marques receberá o escritor e presidente da instituição educacional sem fins lucrativos “Total Educação e Cultura”, Paulo Borges Júnior, a defensora pública e conselheira do Conselho do Idoso do DF, Bianca Cobucci, o diretor voluntário da Instituição de Longa Permanência “Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes”, Marcelo Alves de Souza, e um dos usuários dos serviços da instituição, Manoel Quirino de Oliveira.

Acesse a programação completa do evento

Por meio do ciclo de debates, a comissão promove discussões sobre direitos sociais, com especialistas, magistrados e membros do sistema de justiça. O objetivo é aproximar instituições públicas do Poder Judiciário em debates sobre iniciativas relacionadas aos temas da Comissão, sobretudo saúde, à educação e à tutela do meio ambiente.

Serviço

Ciclo de debates “O Envelhecimento da População no Brasil – Uma Reflexão sobre o Papel do Judiciário na Efetivação dos Direitos das Pessoas Idosas”
Quando: quinta-feira (25/8), a partir das 10 horas.
Onde: auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – SAF SUL Quadra 2 Lotes 5/6.

Agência CNJ de Notícias

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar