Robô automatiza relatórios orçamentários na Justiça Federal

Por Redação em 02/01/2023 às 15:47:38

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) automatiza tarefas repetitivas e aumenta a eficiência na publicação de informações alusivas à gestão orçamentária e financeira, aos quadros de pessoal e respectivas estruturas remuneratórias do órgão. O robô está sendo desenvolvido em parceria com a equipe da SicoloS, empresa que presta serviço para a Microsoft, e, em dezembro, foi apresentada a Prova de Conceito (POC) da ferramenta.

Neste primeiro momento, o robô da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor/TRF1) está sendo utilizado para elaborar os relatórios mensais que são publicados no Site do TRF em Transparência em cumprimento aos anexos I e II da Resolução 102/2009 do CNJ, que dispõe sobre a regulamentação da publicação dessas informações por tribunais e conselhos.

Para o diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor/TRF1), Adelson Vieira Torres, a implementação do robô na área administrativa vai alavancar os trabalhos. “Para publicar esses relatórios, esse processo de trabalho geralmente dura mais uma tarde inteira, para processar e fazer toda essa publicação, pois ela envolve vários dados dos sistemas do Orçamento. Além de otimizar o trabalho de um servidor, nos ajuda a não perder o prazo do CNJ”, disse.

O servidor da Secin Bruno Azevedo Vilela acompanhou o desenvolvimento de todo o projeto e ficou satisfeito com o resultado. “A experiência foi muito boa. Ficamos satisfeitos com o resultado. Ele (o robô) já está funcionando e já fez a publicação dos relatórios, ou seja, quatro meses seguidos gerando esses relatórios. O objetivo é que a informática gere valor para as áreas fins e ajude o tribunal, como um todo, a fazer seu trabalho com excelência e ajudar a amenizar a sobrecarga dos servidores”, frisou.

Durante a reunião foi apresentado o funcionamento do robô utilizando o sistema do TRF1 denominado e-Orçamento com dados oriundos do Tesouro Gerencial. A ideia é que o projeto seja expandido para toda a Primeira Região visando automatizar tarefas e customizar fluxos de atividades pontuais por meio de robôs.

O diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, participou da apresentação do projeto e parabenizou a iniciativa de toda equipe. “Parabéns para toda equipe pelo sistema. Uma conclusão satisfatória, como foi a de vocês, é que a gente deve expandir esse modelo para as demais secretarias. Os secretários que estão presentes devem, sim, verificar seus processos de trabalho e aqueles que demandam rotinas repetitivas. Um robô desse é a solução.”, finalizou.

Participaram ainda da reunião a juíza federal em auxílio à Corregedoria Regional do TRF1, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, a diretora da Divisão de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Dipla), Nádia Barbosa, a diretora da Divisão de Programação Orçamentária (Dipor), Silvânia Renata Almeida Sereno de Sousa, o diretor da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA) do Tribunal, Agamenon dos Santos Torres, a diretora da Secretaria de Auditoria Interna (Secau), Marília André da Silva Meneses Graça, o diretor da Asfaj, Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, o diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Leandro Vilar, Márcio Cossari da empresa Sicolos.

Fonte: TRF1

Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar