Câncer de boca: mês de maio é dedicado ao quarto câncer mais comum entre homens

Conheça os sintomas e os fatores de risco, além das formas de prevenção30/05/2023 - Maio é o mês de conscientização  sobre o câncer de boca.

Por Redação em 30/05/2023 às 14:32:30

Conheça os sintomas e os fatores de risco, além das formas de prevenção

30/05/2023 - Maio é o mês de conscientização  sobre o câncer de boca. A doença, que tem mais de 15 mil novos casos por ano, afeta homens e mulheres e tem taxa de mortalidade de 40%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse é o oitavo tipo de câncer mais frequente no Brasil, mas entre os homens é o quarto mais comum. 

Doença e fatores 

De acordo com a dentista Marina Saldanha, do Núcleo de Odontologia Ocupacional e Assistencial do TST, o câncer de boca é um tumor maligno e que pode se desenvolver em diversas partes da boca. As principais áreas são a língua, o palato (céu da boca) e os ossos (mandíbula e maxila). 

Entre os fatores de risco que podem causar o câncer de boca estão o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição ao sol sem proteção adequada nos lábios. 

Sinais e sintomas

  • Feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias;
  • nódulos com crescimento rápido;
  • rouquidão persistente;
  • dificuldade para mastigar e engolir; e
  • áreas esbranquiçadas.

Conscientização e prevenção

A dentista do TST alerta ainda que a conscientização sobre a doença é importante, já que, com o diagnóstico precoce, a chance de cura chega a 95%. "No estágio inicial, a doença é silenciosa geralmente, não apresentando muitos sintomas". Com isso, a profissional recomenda consultas periódicas com cirurgiões-dentistas para avaliação.

As consultas, inclusive, podem ocorrer no Tribunal. "Caso o servidor observe qualquer sintoma, pode solicitar uma consulta para avaliação com os cirurgiões-dentistas do núcleo de odontologia do TST", disse. 

Os ramais para agendamento são 4468 e 4289.

(Henrique Guimarães/GS/JS)

Fonte: TST

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar