Grupo do CNJ sobre redução da letalidade policial farĂĄ visitas a unidades de segurança

Por Redação em 27/02/2023 às 11:10:03

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) "PolĂ­cia Cidadã – Redução da Letalidade Policial", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visitarão as unidades da polĂ­cia militar e da polĂ­cia civil do Distrito Federal e do Rio Janeiro para obter subsĂ­dios para elaboração de sugestões e propostas de ações que contribuam para melhorar a atuação policial. A presença nas unidades foi definida na quinta-feira (23/2), quando ocorreu a primeira reunião do GT e a definição do cronograma de atividades. As visitas estão previstas para acontecerem em março.

O GT "PolĂ­cia Cidadã" foi instituĂ­do pelo CNJ no final do ano passado. A medida atendeu determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 635. No julgamento, o PlenĂĄrio do STF referendou liminar concedida pelo ministro Edson Fachin, que limitou a realização de operações policiais em comunidades do estado do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19.

Juntamente com as visitas às unidades policiais, o GT vai avaliar o Plano de Redução de Letalidade Policial apresentado pelo estado do Rio de Janeiro. O objetivo é adequar o documento para o cumprimento de decisões do STF e atendimento às orientações da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Coordenado pelo conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair, o GT conta com a participação do também conselheiro do CNJ Marcio Freitas, de juĂ­zes auxiliares da PresidĂȘncia do CNJ, integrantes do Ministério PĂșblico, do Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), das secretarias estaduais de Segurança PĂșblica, das polĂ­cias, do Ministério PĂșblico, de entidades de defesa dos direitos humanos, da Defensoria PĂșblica, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e acadĂȘmicos.

Também integram o GT representantes de entidades da sociedade civil organizada, sendo que a maioria atuou como Amicus Curiae na ADPF n. 635. No desenvolvimento dos trabalhos, o grupo poderĂĄ convidar especialistas para auxiliar na elaboração de propostas.

O cronograma de atividades prevĂȘ a apresentação do relatório com propostas para redução dos Ă­ndices de letalidade em operações policiais à PresidĂȘncia do CNJ. O documento serĂĄ uma consolidação das atividades dos grupos setorizados criados pelo GT.


Fonte: CNJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar