TSE mantém multa aplicada contra Tarcísio por propaganda antecipada

Por Redação em 15/06/2023 às 13:45:20

Por decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta quinta-feira (15), a multa de R$ 5 mil aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra o governador de São Paulo, TarcĂ­sio de Freitas (Republicanos), por propaganda eleitoral antecipada nas Eleições 2022 para o governo de São Paulo.

Na avaliação do TSE, TarcĂ­sio de Freitas fez uso, via redes sociais, de palavras que contĂȘm "a mesma carga semântica de pedido de voto". Esse conteĂșdo representa, segundo o ministro-relator da matéria Raul AraĂșjo, "elemento objetivo para caracterizar a propaganda eleitoral antecipada".

A representação contra o governador foi apresentada pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) e, na avaliação do TRE, Freitas teria feito "pedido explĂ­cito de voto na postagem realizada no Instagram no perĂ­odo de pré-campanha, o que não é permitido". Na sequĂȘncia, o tribunal condenou o candidato eleito ao pagamento de multa de R$ 5 mil.

"Com relação aos autos, apesar das alegações em contrĂĄrio do agravante, as expressões contidas na mensagem veiculada no vĂ­deo e referidas no acórdão regional revelam nitidamente a intenção de pedido de voto, adequando-se à definição de propaganda eleitoral, conforme entendimento mais recente desta Corte Superior", disse o ministro Raul AraĂșjo.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar