JurisprudĂȘncia em Teses traz novos entendimentos a respeito de imposto sobre circulação de mercadorias

Por Redação em 08/09/2021 às 09:38:53

A Secretaria de JurisprudĂȘncia do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edição 175 do JurisprudĂȘncia em Teses, sobre o tema Imposto sobre circulação de mercadorias, bens e serviços – II. A equipe responsĂĄvel pelo produto destacou duas teses.

A primeira informa que, no regime de substituição tributĂĄria, as mercadorias dadas em bonificação e os descontos incondicionais integram a base de cĂĄlculo do ICMS.

O segundo entendimento reitera que incide ICMS sobre o valor total da operação (preço de venda à vista, acrescido do valor referente ao parcelamento), quando a venda a prazo for realizada sem a intermediação de instituição financeira.

A ferramenta

Lançada em maio de 2014, JurisprudĂȘncia em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas especĂ­ficos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurĂ­dico.

Cada edição reĂșne teses identificadas pela Secretaria de JurisprudĂȘncia após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada uma delas, o usuĂĄrio pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.

Para visualizar a pĂĄgina, clique em JurisprudĂȘncia > JurisprudĂȘncia em Teses, na barra superior do site.

Fonte: STJ

Comunicar erro
ALMT- Fiscalizar